sobre Away, da Netflix



Fim de semana resolvi fuçar a Netflix pra ver se tinha algo interessante para assistir e me deparei com a série Away. Tudo relacionado ao espaço eu amo - do trash ao cult - e a premissa da série me conquistou de primeira, além de um elenco com carinhas conhecidas como Hilary Swank e Josh Charles. Away é sobre uma expedição rumo à Marte liderada pela astronauta Emma Green, interpretada por Swank.

Ainda impactada por séries e filmes assistidos recentemente, como Ad Astra e Perdidos no Espaço, me acostumei com a ideia de séries assim serem mais distantes da realidade - e até da humanidade. Digo humanidade porque a maioria sempre aborda o lado heroico e sonhador do astronauta ("do" por grande parte dos personagens serem representados por homens) rumo ao espaço, rumo ao desconhecido, rumo ao sonho solitário e único de desbravar outros mundos. Away vai por um outro lado, mostrando as relações emocionais e físicas com quem fica. Mostrando a construção do sonho de cada astronauta na Atlas (nave que é enviada à Marte), mostrando como os sonhos são construídos e readaptáveis.


Um outro ponto interessante da série é a personagem de Swank, Emma Green, que mexeu muito comigo.  O mundo faz com que muitas mulheres precisem escolher entre um ou outro - não por se acharem incapazes de ambos, mas por existir uma cobrança muito maior da sociedade. Ou você não é boa o suficiente por não "escolher" estar com sua família ou você não é boa o suficiente por não "se dedicar" ao trabalho. Emma mostra essa briga interna, esses questionamentos, essa responsabilidade dobrada em seus ombros. Mostra a construção  de um sonho e a necessidade de encontrar outros caminhos para chegar até ele com a vinda da maternidade. Mostra como a maternidade foi capaz de criar um outro olhar para as coisas, uma garra ainda maior de continuar perseguindo seus sonhos. Ela escolheu ser mãe e astronauta - com todos os sentimentos que poderiam vir dessa decisão.

Além disso, como boa estudante de Relações Internacionais, muito me alegrou ver a cooperação internacional para a concretização da expedição - não apenas vista entre os países representantes, mas principalmente entre os astronautas. Um misto de culturas, credos, pensamentos que se complementam e influenciam fortemente em toda a viagem e decisões tomadas.


Away é uma série disponível na Netflix e tem 10 episódios que te fazem pensar e se emocionar. Se reconhecer nos personagens e suas lutas. Entender sobre confiança e escolhas. Vale cada minuto.