Tipos de Calçados Masculinos

Bom dia, boy magia! O post hoje é pra você, que adora sapatos, mas não sabe como usar, qual usar e nem o nome deles. Existem vários modelos, cores, acabamentos e materiais que fazem um calçado ser social ou mais informal e eu separei alguns dos mais conhecidos e usados pelo universo masculino.

Social (clássico) - sapatos com solado de couro
Derby
O Derby é aquele que tenho certeza que você tem um em casa e não sabe. Geralmente são sapatos feitos em couro, muito usados com ternos. Porém o material pode levá-lo a sair um pouco desse padrão clássico, como a camurça e até a própria cor do calçado.
Oxford
O Oxford se diferencia do Derby por não ter aba no cadarço; este é colocado no próprio sapato. Ganhou esse nome por ter virado febre entre os estudantes da Universidade de Oxford. Com o tempo foi ganhando as ruas e saindo do tradicionalismo.


Brogue
O brogue é uma "adaptação" do oxford. Se diferencia por ter esse "M" desenhado na ponteira, dando um charme maravilhoso ao calçado.

Monk
Este modelo tem como característica uma fivela lateral. Quando tem duas é chamado de double monk. É um sapato social, mas que dá aquela pitada de originalidade na composição de um look.

Informal (moderno) - calçados em couro com o solado de borracha
Mocassim ou Loafer
O mocassim se caracteriza por não conter fivela e nem cadarço. É esse sapato de "só enfiar o pé", sabe? Pode ser feito em couro ou em material mais informal, como o nobuck, que leva à semi formalidade.
Dockside
O dockside é um calçado social, mas que leva à semi formalidade. São mocassins de cadarço. Sua variedade de cores lhe confere um aspecto mais despojado no look, mas sem sair do clássico.

Sapatênis
Queridinho de muitos para looks de trabalho, este calçado é ótimo para ocasiões que não exijam tanta formalidade, mas que é preciso estar com um visual mais alinhado.


 Aprendeu?