Fui Morar Sozinha - A escolha do apartamento


Quem me acompanha aqui no MSA viu que me mudarei pra Viçosa em breve e vou morar sozinha, pois a Brigitte vai comigo - que é boazinha, mas temperamental. É uma experiência que sempre quis e estou tendo essa oportunidade agora. o/

Com isso vieram algumas preocupações: onde vou morar, como vou morar, do que preciso pra ficar bem lá, P O R O N D E C O M E Ç O. Por "sorte", morar sozinha em Viçosa não sai tão caro e vou ter bolsa, que vai ajudar muito! Mas, montar uma casa não é barato e tenho lá minhas limitações, principalmente financeira.

Pensando nisso tudo, vou fazer uma coluna aqui contando sobre essa minha experiência e abordando tudo que tenho feito e que, quem sabe, pode ajudar tanto você que tem vontade de ter seu cantinho, quanto você que quer apenas dar um up na decoração da sua casa/quarto/whatever.

O apartamento
Meu primeiro drama foi o apartamento. Penso que se você quer sair de casa, precisa ir pra um lugar que seja tão confortável quanto ou mais. Afinal, sair de casa pra passar perrengue não dá, né? O meu caso é um pouco diferente, pois vou morar sozinha por "motivos educacionais" e não por querer sair de casa; não foi algo planejado nos mínimos detalhes. 

Comecei a procurar apartamento olhando três coisas:
  1. a distância do apê até a UFV;
  2. uma área externa pra Brigitte, pois ela vai ficar bastante tempo em casa e não posso deixar a bichinha num lugar apertadinho demais;
  3. (não menos importante) o valor do aluguel;
Fui pra Viçosa e olhei quatro apartamentos. O primeiro era muito longe; o segundo era relativamente perto, mas teria que andar uns 30 minutos; o terceiro e quarto eram na rua da UFV, um tinha o terraço todo coberto e o outro apenas metade coberta. Esses dois últimos apartamentos faziam parte de um duplex e depois da separação se tornaram kitnets (sala/quarto, banheiro e cozinha) com um terraço gigante! Optei por ficar com o que tem o terraço apenas com uma parte coberta, pois o outro apartamento, além do terraço ser todo coberto, estava mobiliado - os móveis não eram legais e me limitava muito quanto ao espaço e criatividade, de certa forma. Fiz uma proposta e já dei entrada na papelada. Foi relativamente tranquilo, mas lá é tudo mais tranquilo que BH (principalmente valores).

Dicas pra você que tá na fase de procurar apartamento:
  •  Se você quer sair de casa, te aconselho o seguinte: JUNTE DINHEIRO. Sério, depender de fiador pra conseguir alugar um espacinho só seu é muito ruim e se você tiver grana pra fazer deposito caução compensa muito mais e vai depender apenas de você e não dos outros. 
  • Tenha paciência na busca, saiba o que você quer/precisa pra não ficar perdido na hora de ir olhar o apê. Tenha definido as suas prioridades quanto ao apartamento: se quer prédio com elevador/porteiro/academia/piscina/salão de festas, se tem que ter ônibus na porta, se você precisa de garagem, enfim! Cada um tem seu objetivo e faça dele sua busca. Tem que ter foco.
  • Se está se mudando pra morar num lugar próximo do trabalho/faculdade e não quer ter gasto com transporte como eu, faça do Google Maps seu amigo. Como não conhecia a cidade, procurei muito no Maps as ruas e a distância a pé da UFV. Me ajudou muito, pois antes de ir pra cidade já dei uma peneirada nos apartamentos e cheguei lá com uma noção de tempo de cada apê até a Universidade.
  • Se seu orçamento é X reais pro aluguel, então procure apartamentos que sejam no máximo X reais. É perda de tempo ficar procurando por apartamentos que não estão no seu orçamento e desanima um pouco caso você ache algum muito top e não pode ficar porque o planejado foi outra coisa. Evite frustrações.
  • Anote sobre as visitas e tire fotos, se possível. Ajuda na hora de decidir fazer prós e contras.
  • Tenha uma segunda opinião. Às vezes a empolgação é tanta que não vemos coisas que quem está de fora vê facilmente.
  • Não demore pra fechar negócio se achou o lugar ideal pra você! Um casal de amigos demorou UM dia por causa de algumas pendências e outra pessoa passou na frente e pegou o apê que eles queriam.
Basicamente foi essa a primeira etapa. A segunda está sendo a decoração. Como vou morar numa kitnet preciso otimizar o espaço, então tô bem fissurada nisso, tenho visto muita coisa legal! Vou falar num próximo post e dar várias dicas boas!

Agradecimento especial a Isis pela ajuda nesse processo sem nem me conhecer direito. Se não fosse ela, não estaria tão satisfeita com o apê.

Beijas