Uma carta pra mim mesma 10 anos atrás

Quem me conhece sabe que fiquei "presa" aos meus 19 anos por um bom tempo (6 anos, na realidade..hahaha). Às vezes porque foi minha idade preferida, às vezes por medo de envelhecer, às vezes porque acreditavam que eu realmente tinha 19 anos (que era o mais engraçado!), às vezes porque não queria crescer ou às vezes porque era engraçado ver as pessoas sem saber minha real idade.

Esse ano, porém, resolvi "assumi-la". Mas acho que mais pra mim que para as outras pessoas, na realidade.

Pensando nisso e me recordando de um post muito bacana (e inspirador) no Hypeness,  resolvi fazer o meu também. A autora, Jaque Barbosa, escreveu uma carta pra ela mesma 10 anos atrás e sugeriu que fosse uma inspiração e fonte de reflexão para outras pessoas. E cá estou eu, fazendo minha carta pra mim mesma 10 anos atrás.

Olá, Carol!

Começo essa carta dizendo o seguinte: vontades e desejos mudam e os seus... nossa! Vão mudar mais que a Mystique do X-Men.
 
1) Sabe sua festa de 15 anos? Aquela feita de última hora e que não teve vestido, valsa e nem nada pomposo? Vai ser uma lembrança pra vida toda. Infelizmente pessoas especiais presentes naquele dia não estarão mais com você, mas vão estar lá em cima te olhando, não se preocupe!

2) Lembra que você sempre falava que queria se casar aos 25 anos e ter filhos aos 28, por aí? Esquece isso. Sério. Você vai querer viajar muito (ainda não concretizou esse plano, bora correr atrás?), vai querer conhecer lugares novos e pessoas novas, vai querer morar sozinha antes disso tudo. Vai ter zilhões de planos antes disso. 

3) Ser loira está no seu interior. O tempo de usar aparelho vai acabar, vai usar lentes de contato, ficar loira e sair do casulo. Vai se transformar e chamar você mesma de "irmã gêmea", de tão diferente que vai ficar. E não é só na aparência não. Você vai se apaixonar por você e ser tão segura de si que ninguém vai abalar quem você é. Mantenha isso firme. Mantenha sua opinião, mantenha o seu eu intacto. Alguns vão entender, outros vão gostar e outros odiar. Mas o importante é você ser feliz com quem você é.

4) Continue nerd. Estude, leia, continue amando Harry Potter (ah, você vai fazer até uma tattoo em homenagem à ele!) e Caverna do Dragão. Acredita que no futuro, pra alguns muitos, isso vai ser um atrativo? Não sei porque, mas o nerd hoje em dia chega a ser algo sexy. Mas não, não continue assim por isso. Continue assim porque não adianta nada você ser oca e vazia por dentro, como uma boneca. Aliás, a sua nerdice vai fazer você ganhar uma bolsa de 100% na faculdade. Vai compensar!

5) Você vai parar de andar de preto e ficar fazendo a trevosa. Vai descobrir que ser rockeira tá muito além da roupa e make preta (mas seu guarda-roupa vai continuar sendo 50% preto). Ser rockeira, aliás, é outro atrativo desses tempos. Cê vai pirar nas casas de rock em BH, mas vai querer sair com a blusa do Nirvana e vai ficar meio irritada ao ver outra pessoa com a mesma blusa, mas que deve achar que Nirvana ainda existe e canta Under The Bridge. Ah, você vai se arrepender o resto da sua vida de não ter ido ao show do Black Sabbath.

6) Continue mantendo a idade que você tem. Não queira avançar em nada. As meninas de hoje em dia ficam adultas aos 13. É trash. Aproveite suas reuniões com os amigos só com refrigerante e dançando É o Tchan, aproveite o "paquerar" (nem existe muito isso hoje em dia!), aproveite o ficar a fim, aproveite as idas aos cinemas com seus primos, aproveite o vôlei e rouba-bandeira na rua. Aproveite!

7) Você não vai mais dar catequese. Aos 18 vai descobrir que tem algo que vai muito além de seguir regras de religião. Vai descobrir que sua espiritualidade é mais importante que qualquer imposição e vai ser feliz com isso, viu ? Continuará acreditando em Deus e tendo Maria e São Judas Tadeu como intercessores, mas vai saber que o que importa, na realidade, é a fé (aliás, outra tattoo sua: "Faith is enough") que você tem, independente em quem e como. É a energia que você recebe e transmite. Isso é maior que qualquer rótulo.

8) Lembra das suas idas à biblioteca pesquisar na enciclopédia sobre algum trabalho? Isso não vai não existe mais. O lance agora é o Google e toda pesquisa feita nessa vida é on-line. Aproveite, aliás, os livros da biblioteca; aproveite essa época de encontrar os amigos pra tentar fazer um trabalho; aproveite esses amigos, pois depois será complicado encontrá-los.

9) Sabe seus blogs de poesia? Nenhum vai pra frente. Um belo dia de matança de aula da faculdade, você vai decidir fazer um outro blog relacionado ao universo feminino. Você não vai viver disso não (ainda não, quem sabe um dia?), mas vai ser bem elogiada, vai ficar mais antenada na moda e sua página no Facebook vai ter 900 seguidores. Aliás, lembra que você tinha apenas uma sandália de salto alto e NUNCA saía com ela? Seu blog vai chamar Mundo do Salto Alto, ou seja...as coisas mudaram.

10) Ah, moda! Sabe aquele lance que você sempre teve de andar completamente diferente das pessoas, fazer combinações loucas (algumas não tão boas, mas enfim) e ODIAR andar com as mesmas roupas e sapatos que todo mundo tem? Pois é, você vai ser até boazinha nisso. Deveria ter feito Moda.

11) A propósito, você fez Biologia. Não vou dizer que você se arrependeu, mas hoje você não faria Biologia de forma alguma nessa vida. Você gosta, mas não ama. Tem apenas uma área que te interessa e tá correndo atrás, mas com o pensamento sempre em algo relacionado à Moda. Ah! Você vai começar a desenhar croquis e vão ser até elogiados, viu?

12) Maquiagem. Você vai virar fera nas makes, todas suas amigas vão pedir e vai até fazer maquiagem pra fora! Você também não vai viver disso, mas pra quem não passava nenhum batonzinho pra sair de casa, evoluiu, né?

13) Você fará novos amigos. Inclusive pessoas que você não gostava nessa época, serão seus amigos. Você continuará amiga dos velhos amigos. Alguns se perderão no caminho e você não terá mais contato, outros ficarão mais distantes, mas a amizade será a mesma e outros mais próximos.

14) Carol, lembra de um livro que você começou a escrever? Então, ele não vai pra frente. No lugar dele você teve ideia de outra história e só tá com preguiça ou bloqueio criativo pra sair do capítulo 2. Ou tá com viadagem mesmo. Mas a galera que leu os primeiros capítulos gostou. Então, vai na fé.

15) Você não vai fazer intercâmbio como tinha vontade. Você ainda tem essa vontade e não vai sossegar enquanto não der um jeito nisso, #fikdik. Aliás, uma amiga sua costuma falar que morre de medo de você ir pra fora do Brasil porque sabe que não vai voltar. Será?

16) Você não vai entrar pra Malhação e não vai continuar fazendo Teatro. Embora sua mãe sempre ficará insistindo que não entende porque você fez Biologia e não Artes Cênicas. Ah, alguns diálogos com sua mãe serão eternos e bem conhecidos pelo povo facebooksoniano (agora é Facebook, Orkut já era)! Sua mãe também ligará pras suas amigas e avisará pra não andarem com você porque você não presta. hahahahaha <3

17) Você ainda não chegou lá, mas sabe que isso não vai demorar pra acontecer, independente de como. Tente arrumar alguma forma nessa vida de juntar dinheiro. Você precisa juntar dinheiro. Tente se organizar desde cedo, se disciplinar. Você sentirá falta disso depois.

18) Você vai descobrir que não consegue fazer listinhas de metas do começo do ano. Porque suas vontades são mutáveis. Algumas coisas que você quer agora ainda vai continuar querendo, mas assim como você mudou, suas vontades também irão.

19) Você não vai morrer pelo seu namoradinho que terminou com você, ficou apaixonado igual um retardado por outra na escola e esfregando na sua cara a "felicidade" dele. Ao contrário! Vai lembrar com muito carinho, pois foi especial. Te fez crescer, gostar de escrever e ser sensível em alguns aspectos. Ah, e a menina ficou gorda.  A maioria dos seus relacionamentos vão durar 2 meses, alguns outros você não vai querer levar a sério e outros não vão querer te levar a sério. Mas você vai se apaixonar por um cara que você disse pras suas amigas que JAMAIS ficaria. E ó, vai ser a relação mais intensa que você terá. Ele vai te fazer rir demais e vai ser companheiro. Vai demorar pra vocês se ajustarem e se adaptarem um ao outro. Assim como você, ele também é intenso.

20) Com 25 anos você ainda não conquistou coisas que gostaria de já ter conquistado, mas conquistou outras que não esperava. Você é feliz, mas sabe que pode ser mais. Então, ainda temos trabalho a fazer.

21) Aproveite INTENSAMENTE seu ensino médio. Será a época mais lembrada de toda sua vida. Sério. Não mate nenhuma aula, não durma nas aulas. E no terceiro ano, vá em todas as aulas porque senão vai perder o dia mais épico da sua era escolar: a guerra de bolinhas de papel entre as salas. E acredite, você vai se arrepender de lembrar disso apenas pelas conversas nos raros encontros dos amigos dessa época.

22) Você vai querer ser cinco ao mesmo tempo. Vai descobrir que gosta de uma infinidade de coisas e nem sempre elas casam entre si. Você ainda, 10 anos depois, estará se descobrindo. 

23) Lembra da quantidade de vezes que você foi aluna destaque? Das condecorações ? Dos diplominhas que faziam com seu nome? Você vai ter guardado até hoje. Pra nada. Quando você entrar na faculdade vai descobrir que não era você a inteligente, era o povo que era muito burro porque, ó, na faculdade, tirar 60 (nota mínima pra passar) será 100.

24) Você terá uma "cã". Não, você terá A "cã", Brigitte. Uma cadelinha tão bitch que parece ter sido escolhida pra ser sua. Beleza não é a principal qualidade dela, mas ela te dá amor. Engraçadinha, temperamental, louca, estranha. É você de quatro patas.

25) Eu sou você hoje, então eu posso te dar conselho e o conselho que te dou é o seguinte: o tempo voa, então faça tudo o que quiser se responsabilizando sempre pelas consequências, negativas ou positivas. Corra atrás enquanto é cedo, principalmente na faculdade, porque ficar adulta não é fácil. As cobranças vão aumentar e as expectativas em você também, mas o importante é VOCÊ não se frustrar e apenas você. Não ligue muito pras opiniões (principalmente familiares) sobre o que você deve fazer e quem você deve ser. Seja você, mantenha sua essência, pois é ela que conquista muita coisa.




Divas, que esta carta sirva de inspiração pra vocês assim como serviu pra mim também! Foi complicado no início, mas foi se desenrolando. 

Beijos