Filmes dos anos 80 que você deveria assistir - PARTE I

É segundona, mas já tô pensando no final de semana de quem vai ficar em casa! Quem não se lembra com nostalgia e saudade dos tempos que assistia filmes na Sessão da Tarde ou no Cinema em Casa? Pensando nisso, resolvi fazer uma lista (gigaaante) de todos os filmes que consegui lembrar dessa época. Clássicos, filmes de comédia, dramas, mas que de alguma forma me remetem àquele tempo bom. 
Dividi em Filmes dos anos 80 e Filmes dos anos 90. Vamos começar com os anos 80 (1984 que o diga. Ô ano que teve lançamento de filme bom assim, viu?!) que é recheaaaaado de clássicos que eu tenho certeza que MUITA GENTE assistiu também!

E.T. - 1982
"Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade".  É um dos filmes mais emocionantes que já vi e tem a Drewva Barrymore pequenininha dando um show de atuação!
Curiosidades: O rosto de E.T. foi elaborado tendo como molde as faces do poeta Carl Sandburg e do cientista Albert Einstein.

FlashDance - 1983
"Uma jovem (Jennifer Beals) de garra e talento não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para tanto, durante o dia ela trabalha como operária e à noite solta seu corpo no ritmo alucinante das discotecas". Dancei essa música na aula de dança quando tinha uns 8 anos. Lembro de ter visto esse filme em VHS e pirei! É mágico vê-la dançando e a história é linda! Acho estranho não terem feito remake dele até agora.
Curiosidades: A trilha sonora de Flashdance vendeu mais de 700 mil cópias, apenas duas semanas após seu lançamento. O que faz todo sentindo, né? Não dá pra não querer dançar com a música!

Karatê Kid - 1984
"Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny". No remake de 2010, a situação é a mesma, porém ocorre em Pequim e tem o JACKIE CHAN arrasando no papel do mestre de kung fu.
Curiosidades: "The Karate Kid" era o nome de um personagem da história em quadrinhos "Legião dos Super-Heróis", da editora DC Comics. A companhia, que detia os direitos sobre o nome do personagem, concedeu uma permissão especial para a produtora do longa. Há um agradecimento para a DC Comics no final dos créditos. 

GhostBusters - 1984
"Em Nova York Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas "Ghostbusters". Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento". Simplesmente um dos meus melhores filmes, com toda a certeza do mundo! A música é contagiante, os personagens também e até os fantasmas!
Curiosidades:  O roteiro original de Os Caça-Fantasmas, escrito apenas por Dan Aykroyd, iniciava o filme já mostrando um carro voador dos Caça-Fantasmas saindo da base do grupo. Foi o diretor Ivan Reitman quem sugeriu que seria melhor se o filme mostrasse como os Caça-Fantasmas foram formados.

 A História Sem Fim - 1984
"Bastian (Barret Oliver) é um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia, como as provas do colégio, as brigas na escola e a perda de sua mãe. Um dia, após se livrar de alguns garotos que insistem em atormentá-lo, ele entra em uma livraria. Lá o proprietário mostra um antigo livro, chamado A História Sem Fim, o qual classifica como perigoso. O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro emprestado sem ser percebido. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. A imperatriz local (Tami Stronach) está morrendo e, junto com ela, o mundo em que vive é aos poucos devorado pelo feroz Nada. A única esperança é Atreyu (Noah Hathaway), que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian". Meu coração até bate mais forte só de ler a sinopse do filme. É um dos filmes mais lindos que já assisti e até hoje acho o cachorro voador um pouco assustador. Tenho muita vontade de ler o livro (sim! O filme é baseado no livro de Michael Ende).
Curiosidades: O ator Noah Hathaway quase perdeu um olho ao rodar sua cena de luta contra Gmork, quando uma das garras atingiu sua face. A cena era tão arriscada que o diretor Wolfgang Petersen resolveu rodá-la uma única vez.

Gremlins - 1984
"Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um "inventor" que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por duzentos dólares e diz as regras essências para ter um Mogwai: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore. Rand ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para sua casa em Kingston Falls, uma pequena cidade. Paralelamente, Billy trabalha como caixa de banco e sofre com as exigências de Ruby Deagle (Polly Holiday), uma cliente igualmente rica e antipática. Além disto tem de aturar o pedante Gerald (Judge Reinhold), que quer usar sua posição para conquistar Kate Beringer (Phoebe Cates), a namorada de Billy. Quando Billy recebe o presente fica maravilhado, mas as regras não são respeitadas. Assim, quando é molhado o Mogwai se multiplica assustadoramente e, alimentados após a meia-noite, se tornam criaturas más, que aterrorizam a cidade". Épico. Só isso. E quem ai não lembra da cena que tem um monte de Mogwai no cinema?
Curiosidades: Quando Rand Peltzer está falando ao telefone da convenção de inventores, pode-se ver ao fundo a máquina do tempo mostrada no filme A Máquina do Tempo (1960). 

Loucademia de Polícia - 1984
"O prefeito resolve mudar a lei, afirmando que fatores como sexo, peso e inteligência não devem influenciar nas aplicações para a força policial. Liderado por Carey Mahoney, um grupo de jovens incompetentes, mas de bom coração, ingressa na Academia de Polícia para o desespero dos instrutores, que buscarão impedir de toda as formas as brincadeiras da turma".
Curiosidades: Bruce Willis fez testes para interpretar o cadete Mahoney. Tom Hanks e Michael Keaton foram cotados para o papel.

Footloose - 1984
"Um jovem (Kevin Bacon) da cidade grande se muda com sua mãe (Lee McCain) para o interior. Apaixonado por dançar, ele enfrenta sérios problemas quando o conservador reverendo local resolve considerar a dança como um grave pecado". Amo filmes que tem dança no meio, ou seja, esse é um dos meus preferidos.
Curiosidades: Remake em 2011. Tem a mesma essência do filme original. Inicialmente seria Zac Efron o protagonista do filme, mas ele deixou a produção em março de 2009.

De Volta para o Futuro - 1985
"Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais". E quem nunca viu no Cinema em Casa do SBT? *__________*
Curiosidades: Nos créditos finais do filme, é creditado a Marty McFly, personagem de Michael J. Fox em De Volta Para o Futuro, a voz na música "Johnny B. Goode". 

Dirty Dancing - 1987
"Em 1963, Frances Houseman (Jennifer Grey), ou "Baby", como é chamada pela família, uma jovem de 17 anos, viajou com seus pais, Marjorie (Kelly Bishop) e Jake Houseman (Jerry Orbach) e sua irmã Lisa (Jane Brucker) para um resort em Catskills. Ao contrário de Lisa, que pensa em roupas, Frances é idealista e quer estar no próximo verão no Corpo da Paz estudando a economia dos países do Terceiro Mundo. Assim, ela espera que este seja o último verão como uma adolescente despreocupada, mas Baby não se dá muito bem com sua irmã mais velha e está entediada em tentar distrair os hospedes mais velhos (foi envolvida nesta situação por seu pai). Até que numa noite Baby ouve algo que parece ser um som de festa no alojamento dos funcionários (que os hospedes não podem ter acesso). Ela consegue entrar na festa graças a um empregado e descobre que ali o pessoal realmente se diverte com danças, que Max Kellerman (Jack Weston), o dono do hotel, não permite. Baby chega a dançar com Johnny Castle (Patrick Swayze), um professor de dança, e logo fica apaixonada por ele. Quando Penny Johnson (Cynthia Rhodes), a parceira de dança de Johnny, fica grávida por ter se envolvido com Robbie Gould (Max Cantor), um dos garçons, Baby se oferece para aprender a dançar e substituir Penny, mas o pai de Baby, quando descobre, não gosta disto, pois considera que Johnny é de outra classe social e Baby é jovem demais para entender seus sentimentos". Tá querendo ver um filme relacionado a dança e não sabe por onde começar? Ta aí uma ótima dica. É uma história de amor linda e só confirma o que sempre falo: todo mundo pode aprender a dançar! 
PS: PATRICK SWAYZE = amor sincero, amor verdadeiro.
Curiosidades: A canção "She's Like the Wind", presente no filme, é cantada pelo próprio Patrick Swayze.

 Corra que a Polícia Vem aí - 1988
"Frank Drebin (Leslie Nielsen), um incompetente detetive de polícia, tenta deter um plano para assassinar a Rainha Elizabeth II (Jeannette Charles), da Inglaterra, que está visitando os Estados Unidos. O mentor do plano é o magnata Vincent Ludwig (Ricardo Montalban), que pretende usar um jogador de beisebol submetido a uma lavagem cerebral para executar o atentado". Sério, qualquer filme com o Leslie Nielsen, pra mim é bom. O cara tem uma facilidade no humor que espanta! Saudades, mestre do riso!
Curiosidades: Trata-se da adaptação para o cinema da série Police Squad!, exibida na TV americana em 1982 e protagonizada por Leslie Nielsen.

Quero Ser Grande - 1988
"Em um passeio num parque de diversões Josh (David Moscow) acaba barrado na montanha-russa. Revoltado, ele pede à máquina dos desejos para ser grande. No dia seguinte o pedido foi realizado e a mãe o expulsa de casa, pois não conhece aquele estranho de trinta anos (Tom Hanks). Josh, porém, continua sendo apenas uma criança e agora precisa aprender a se relacionar no mundo dos adultos". É clássico, do clássico esse filme. Assisti esses dias e fiquei pensando: como naquela época as dublagens eram boas e não influenciavam a "qualidade" do filme.
Curiosidades: Para que Tom Hanks tivesse a exata noção de como se comportaria um garoto na pele de um adulto, a diretora Penny Marshall gravou com David Moscow, que interpreta Josh aos 12 anos, todas as cenas de Josh adulto. 
Se não assistiu algum desses, fica a dica aí, tá? Se quiserem indicação também, podem perguntar nos comentários! Quero saber também, qual desses que está na lista é seu preferido?

Beijos, divas e divos! 


(Pesquisa feita no site: www.adorocinema.com)